CRIAR UM ESPAÇO DE TRABALHO EM CASA

A nossa cliente é advogada e trabalhava num grande escritório de advogados quando descobriu que estava, inesperadamente, grávida do terceiro filho. Considerando as longas horas de trabalho, as viagens que tinha de fazer para acompanhar os clientes que seguia no escritório e o impacto de mais uma criança na gestão da vida familiar e financeira, chegou à conclusão que tinha de dar uma volta na sua carreira. Depois de alguns contactos, e tudo ponderado, decidiu passar a trabalhar como profissional independente, a partir de casa, uma ideia que já acalentava há algum tempo.

Desafio? Criar um posto de trabalho em casa que não interferisse com o espaço e a vida familiar. A família vive numa casa de quatro assoalhadas com três quartos e uma sala espaçosa (40 m2). O quarto maior, na verdade uma suite com casa de banho, era usado como quarto do casal e um dos quartos mais pequenos estava ocupado pelos dois filhos, rapazes de 8 e 10 anos. O restante era usado pela nossa cliente e pelo marido, engenheiro civil, como escritório e poderia ser adaptado a um escritório mais formal mas a nossa cliente preferia não usar essa solução, por duas razões: (i) por o espaço estar na zona privada da casa e (ii) por, em breve, esse segundo quarto vir a ser necessário para o novo membro da família.

Assim, a solução teria de passar pelo uso do amplo espaço da sala comum. Com oito metros de comprimento por cinco de largura, a nossa proposta foi de criar um espaço de trabalho na sala (ver planta). Uma vez que o hall de entrada e o corredor dão directamente para uma das portas da sala optámos por usar essa extremidade para instalar um pequeno espaço de trabalho, com alguma privacidade, permitindo à nossa cliente receber em casa. Esta zona tem ainda a vantagem de ter uma casa de banho social próxima, na zona do hall.

“Roubando” dois metros do comprimento da sala, instalou-se uma estante simples mas alta como divisória para o resto do espaço. Depois, bastou instalar uma secretária, cadeiras e uma pequena mesa de reuniões, já que a estante proporcionou, também, espaço de arrumação para livros, pastas de arquivo, etc..Alguns detalhes decorativos foram acrescentados, usando peças que a cliente já tinha em casa.

Neste caso, a cliente optou apenas pelo desenho da solução e encarregou-se da montagem do espaço. A nossa proposta incluiu a criação do layout do espaço e o estudo e identificação dos materiais a adquirir, com sugestões das melhores opções de peças, lojas e preços acessíveis.