O nosso cliente é uma multinacional portuguesa com presença fabril em vários pontos do país e que recebe constantemente pedidos diversos de apoio e patrocínio, quer em dinheiro, quer em materiais que produz. A empresa tem um programa de responsabilidade social a nível nacional, através do qual apoia determinadas áreas e iniciativas que vão ao encontro dos seus valores e dos temas que defende.
No entanto, uma grande parte dos pedidos de apoio que recebe chegam de entidades locais e regionais, normalmente, próximas dos locais onde tem implantadas as suas unidades fabris. A maioria são pedidos de doação de géneros produzidos pela própria empresa, outros contribuições financeiras, outros ainda, a solicitação de compra de um produto específico.
O tipo de instituições que solicitam estes apoios são de todos os tipos, desde as autárquicas, às de apoio social e de saúde, passando pelas culturais, escolares e universitárias. Os pedidos também chegam de várias formas, por email, carta, telefonemas ou contactos via redes sociais, uns de forma centralizada, na sede da empresa, outros através das várias direcções de serviços e fabris.
Dada a multiplicidade de pedidos, tarefas e proveniências, a empresa considerou relevante poder centralizar o processo de avaliação das solicitações e de proposta de resposta para, assim, poder ter uma política coerente de apoios.
A Decision Plan assumiu essa tarefa, numa colaboração exclusiva mas externa à empresa, prestando o serviço de recepção, contextualização e avaliação dos pedidos e elaborando uma proposta de decisão, com base na aplicação de critérios específicos indicados pelo cliente. Essas propostas eram enviadas ao director responsável por essa área que decidia, em função da informação recolhida e apresentada, que projectos apoiar, de acordo com o orçamento que tinha disponível.
Com outro cliente, que tinha uma parte excedente do seu orçamento de comunicação para aplicar mas não tinha tempo nem conhecimento do contexto social para escolher um projecto, a Decision Plan actuou como mediador, procurando uma iniciativa que se adequasse ao objectivo da empresa, criando o plano do projecto e negociando o apoio e voluntariado de outros parceiros necessários para a concretização do mesmo.