PROMOVER UMA MARCA DURANTE UMA CAMPANHA DE CROWDFUNDING

O nosso cliente é uma livraria independente em Lisboa (Livraria Barata) que, devido aos efeitos do encerramento obrigatório durante alguns meses, durante o confinamento devido à pandemia por COVID-19, em 2020, ficou com dificuldades financeiras agravadas.

Enquanto estudava várias opções de apoio para se reconfigurar financeira e comercialmente, decidiu avançar com uma campanha de angariação de fundos (crowdfunding, na expressão inglesa), cujo montante permitisse à Livraria manter o negócio até poder reabrir e encontrar solução para o problema de fundo.

A Decision Plan apresentou um projecto de campanha que envolvia várias ferramentas de comunicação, desde a assessoria mediática (relação com os Media e criação de oportunidades de notícia), à concepção de eventos e acções de activação, até à criação e gestão de conteúdos para a plataforma da campanha de crowdfunding, para as redes sociais e para os Media. Também foi feita a coordenação e produção de um vídeo de campanha.

O trabalho durou cerca de seis meses, entre o momento da concepção do projecto até ao encerramento da campanha e, uma vez que a Livraria tinha uma situação financeira difícil, foi, essencialmente, executado em regime de voluntariado, quer da Decision Plan, quer de um conjunto de mais quatro pessoas que formaram a equipa núcleo que deu apoio à iniciativa. Mas todo o trabalho foi feito recorrendo a muitos outros profissionais, da fotografia, vídeo, organização de eventos, design, etc., que produziram suportes necessários à campanha, maioritariamente, doando o seu tempo e o seu saber.

A coordenação da campanha foi feita pela Decision Plan, tendo ficado a seu cargo, também, a execução de todos os trabalhos de assessoria mediática e de produção de conteúdos. Foram produzidas e publicadas centenas de posts para o facebook e instagram da marca, organizadas dezenas de eventos online e geridas dezenas de contactos com jornalistas. 

A campanha ‘O Futuro da Barata é Hoje’ (https://ppl.pt/causas/barata) não conseguiu atingir o montante financeiro pedido mas, em termos de divulgação do problema transversal da sustentabilidade financeira das livrarias independentes, os objectivos foram atingidos, conseguindo chamar-se a atenção quer dos Media, quer das autoridades políticas, camarárias e culturais, quer do público em geral, sobretudo da comunidade local onde a Livraria está inserida. A Livraria chegou mesmo a contar com duas visitas do Presidente da República, interessado e preocupado com o futuro das livrarias e do comércio de proximidade em geral. 

Para além disso, a campanha chamou a atenção de outras entidades e autoridades, o que levou a uma série de contactos institucionais e, no final de 2020, a Livraria anunciou um novo posicionamento, mais arrojado e inovador, materializado num projecto moderado pela Câmara Municipal de Lisboa e integrando vários parceiros. Um dos pilares do projecto, já anunciado, concretizou-se com a abertura do seu espaço a uma presença comercial da FNAC, alargando a oferta de produtos e serviços. 

A Decision Plan mantêm-se como responsável pela comunicação da marca nos Media e nas Redes Sociais.