OPTIMIZAR O ESPAÇO DE LOJA E A COMUNICAÇÃO DE UMA GALERIA DE ARTE DE BAIRRO

O nosso cliente é uma pequena galeria de arte, com loja integrada num centro comercial de bairro, nas Avenidas Novas, em Lisboa. Os responsáveis pelo negócio sentiam a necessidade de reorganizar o espaço, de cerca de 30 m2, para poder mostrar mais objectos, de forma mais fácil e eficiente, e de promover os seus produtos e eventos nas redes sociais. 

A Decision Plan analisou o espaço e as plataformas de redes sociais da galeria e considerou necessário elaborar um plano para a reorganização do espaço, essencialmente, com recurso a materiais que já existiam na loja, mas utilizados de forma a criar um espaço mais empático e ‘circulável’ pelos visitantes, e à aquisição de alguns elementos novos, para optimizar o espaço. 

A proposta de trabalho foi apresentada com duas opções, para o cliente escolher, de acordo com o orçamento que tinha disponível: (i) a apresentação do plano de reorganização do espaço, com todos os detalhes a executar, como e com sugestão de recursos e (ii) a execução do plano.

Relativamente à parte da divulgação da actividade da galeira, a Decision Plan sugeriu que devia ser criado um plano de comunicação para um ano, exclusivamente centrado nas páginas das redes sociais (facebook, instagram)., prevendo a criação e gestão de conteúdos ao longo desse período. 

Dado que a comunicação digital de uma entidade ou negócio deve assentar em factores de coerência e continuidade dos conteúdos produzidos e divulgados, foi apresentada a opção de este trabalho ser feito com recurso a uma avença de prestação de serviços mensal, com a duração mínima de seis meses, durante a qual a Decision Plan produziria e faria a gestão dos conteúdos nas plataformas da galeria com base num número de horas de trabalho alocadas, por mês.

Tratando-se de um pequeno negócio, com uma actividade oscilante e um orçamento apertado, os donos da galeria decidiram contratar à Decision Plan o plano de reconfiguração do espaço e executar, eles mesmo, o trabalho. Também no caso da comunicação digital, a galeria considerou não ter condições financeiras para suportar uma avença permanente mas pediu uma solução alternativa. A Decision Plan propôs criar um modelo de conteúdos tipo e um calendário com sugestões de publicações, que os donos da galeria pudessem replicar e operacionalizar facilmente, o que foi aceite. 

O cliente quis, ainda, manter uma relação de ‘assistência técnica’ connosco, prestando a Decision Plan um serviço de consultoria (custo, caso a caso), sempre que se deparasse com um problema mais complicado que exigisse uma solução que não estivesse prevista no plano. 

Assim, em ambos os casos, a Decision Plan planeou e ‘pôs no papel’ a solução mais adequada para os desafios do cliente e este optou por executar, ele mesmo, os projectos.